António Pedro Vicente

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/APV
Title type
Atribuído
Date range
1830-01-01 Date is uncertain to 1999-12-31 Date is uncertain
Prominent dates
Finais do séc. XIX - séc. XX
Dimension and support
Dimensão: 819 liv., 123 u.i. (5308 doc. fotográficos), 2292 doc. fotográficos, 2,5x4cm, 3x4cm, 4x6cm, 4,5x7cm, 5x6,5cm, 5,5x8,5cm, 6x9cm, 6,5x10,5cm, 8x10,5cm, 8,5x11cm, 7,5x16,5cm, 11,5x14,5cm, 10,5x16,5cm, 12,5x15cm, 12x16cm, 15x20cm, 16x22,5cm, 9,5x20,5 cm, 20,5x28cm, entre outros. Suporte: vidro, papel, plástico, cerâmica, metal.
Biography or history
Professor Catedrático em História Contemporânea de Portugal na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Noval de Lisboa, desde 1991, obteve o douturamento em História pela Universidade de Paris, Nanterre, em 1974, com a classificação de Trés Bien, possui ainda o diploma de Estudos Aprofundados do Instituto de Altos Estudos da América Latina (Paris). Para além de ter sido assessor no LNETI (1979-81), oi Conselheiro Cultural junto da Embaixada de Portugal em Madrid (1982-1987) e Presidente do Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos. Em 1980 obteve a Comenda da Ordem de Isabel a Católica (Espanha), em 1981 foi agraciado como comendador da Ordem de Mérito Civil (Espanha), em 1983 obteve a Medalha de Honra da Universidade do Estado de São Paulo (Brasil) e em 1984 recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian, de História Moderna e Contemporânea da Portugal, atribuído pela Academia Portuguesa de História. Autor de mais de centena e meia de livros, artigos científicos e conferências, o seu curriculum vitae detalhado pode ser encontrado em http://ihc.fcsh.unl.pt Coleccionador de imagens e outros objectos ligados à fotografia, esta colecção resultou de um labor e de uma pesquisa de mais de trinta anos.
Custodial history
Documentação adquirida por doação da PORTO 2001, SA., em 31 de Dezembro de 2001. Foi adquirida por compra ao Senhor Professor António Pedro de Araújo Pires Vicente pela PORTO 2001, SA., identificada como Colecção António Pedro Vicente, em 29 de Dezembro de 2000. Esta colecção também é constituída por câmaras e outro equipamento fotográfico.
Scope and content
Esta colecção reúne um conjunto de fotografias estereoscópicas com vistas panorâmicas, monumentos, jardins e interiores de várias cidades e países (Paris, S. Petersburgo, Roma, Génova, Tóquio, Estados Unidos da América, Suíça, Suécia, Gibraltar, Alemanha, Índia, Áustria, Moscovo, Inglaterra, Egipto, Irlanda, Grécia, Hungria, Dinamarca), várias localidades e paisagens de Norte a Sul de Portugal (aspectos de vida na Nazaré, Portugal, 1920; o cortejo folclórico no Campo Grande, Lisboa, 30 de Maio de 1937; Portel, Maio, 1918; Mosteiro dos Jerónimos; Belmonte, 1918; aspectos da cidade de Viseu, 1922), viaturas antigas, marinha de guerra, entre 1935 a 1938; o Palácio Ramalhão; retratos de mulheres para publicidade dos “cigarretes Mélia”; imagens captadas com câmaras “kodak's e brownies”; retratos de família e de viagens; fotografias (carte de visite) que retratam vários cardeais, patriarcas, arcebispos e bispos e a marinha britânica. Esta colecção integra cerca de 3.000 imagens de fotógrafos que trabalharam em Portugal (Fritz, F. Rocchini, Laurent, Schenk, W. Cifka e E. Biel), peças de autores famosos como Disderi ou Meyer et Pierson e autores portugueses conhecidos e um notável conjunto de publicações nacionais e estrangeiras sobre fotografia, nomeadamente do século XIX, período de 1839-1918. Esta documentação compreende ainda retratos de criança, de grupo, procissões, navios, praias, pontes, faróis, edifícios, mercados, temas religiosos, paradas militares, praça de toiros, estação de comboios, perfis artísticos de personalidades e a Província de Moçambique (Lourenço Marques, Baía de Pemba, Quelimane, Baía de Nacala, Chiloane, Prazo Mahindo, Ibo). Existem, também outras espécies fotográficas em forma de alfinetes de peito, esmaltados com retratos de família.

Esta colecção é parte integrante do designado Núcleo Museológico António Pedro Vicente. Este integra um conjunto de câmaras de especial interesse para a História da Fotografia, desde as câmaras daguerreotípicas às actuais, compreendendo exemplares únicos no mundo, bem como uma colecção exaustiva de câmaras miniatura, "non-cameras" e outros items afins. A biblioteca contém exemplares raríssimos de compêndios do século XIX, bem como as mais prestigiadas publicações ilustradas até aos anos 30.

Documental typology
Polaridade: negativos e positivos. Cor: p/b e coloridas à mão. Processo fotográfico: ferrótipos, albuminas, carvão, gelatina e sais de prata.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA - Colecção António Pedro Vicente. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2005. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Record not reviewed.