Francisco Pereira de Magalhães de Alpendurada

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/CPF/ALP-FALP
Title type
Atribuído
Date range
1932-12-14 Date is certain to 1945-08-24 Date is certain
Dimension and support
593 doc. fotográficos de 6,5x11cm e 9x12 cm; Suporte: película e vidro; Polaridade: negativos; Cor: p/b; Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
0,795 Metros lineares
11 Caixas
Biography or history
O autor deste conjunto de documentos fotográficos é Francisco Manuel de Melo Pereira de Magalhães, 3º conde de Alpendurada, filho mais velho do 2º conde de Alpendurada, João Baptista Pereira de Magalhães. Nasceu no Porto, na freguesia da Foz do Douro, em dezembro de 1909 e licenciou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto. Com 35 anos casou com Maria Teresa Lucinda de Oliveira Leite Pereira de Melo de quem teve quatro filhos. Foi Presidente do Grémio Regional dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas do Norte, em cuja qualidade integrou a Câmara Corporativa, representando a indústria da construção civil. Faleceu com 72 anos, em 12 de junho de 1981, na cidade do Porto.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Engenheiro Civil
Internal structure/genealogy
Francisco Manuel de Melo Pereira de Magalhães é filho de João Baptista Carvalho Pereira Magalhães (1877-1951) e Maria Inês Cândida de Melo Vaz São Paio (1880-1955). Teve cinco irmãos: Manuel (1911-1986), João (1913-1982), António (1914-1993), Luís (1916-1935) e Maria Inês (1921-1998). Casou com Maria Teresa Lucinda de Oliveira Leite Pereira de Melo (1916-2005) de quem teve quatro filhos.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Filomena Leite Pereira de Magalhães, filha do autor, em representação da família Pereira de Magalhães, em 2012.
Scope and content
As imagens produzidas por Francisco Manuel de Melo Pereira de Magalhães resultam do exercício da sua profissão de Engenheiro Civil. Retratam os trabalhos de construção da Doca 1 do Porto de Leixões, bem como máquinas e acessórios aí utilizados, trabalhos de construção na ampliação do Edifício da Fibra Comercial Lusitana, no Porto, trabalhos de construção e modificação na Fábrica de Fiação e Tecidos Rio Vizela, bem como imagens para estudo e projetos de novas construções, ampliações ou modificações de obras existentes, designadamente a já mencionada Fábrica do Rio Vizela, e também trabalhos nas regiões da Ponte do Tua, Figueira da Foz, Vale d’Alcântara e Pampilhosa da Serra. Foram produzidas entre 1932 e 1945.
Arrangement
Classificação por ordem cronológica e temática
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Other finding aid
Inventário disponível no Centro Português de Fotografia, realizado em maio de 2013.
Record not reviewed.