Exposição no Palácio de Cristal: Stand da Fábrica de Tecidos de Sedas, do Porto, de António Francisco Nogueira

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/ALV/014884
Title type
Atribuído
Date range
1920 Date is uncertain to 1930 Date is uncertain
Dimension and support
negativo, vidro, p/b, 13x18cm, gelatina e sais de prata
Scope and content
Na fotografia vêem-se diversos stands, nomeadamente o da Fábrica de Tecidos de Sedas de António Francisco Nogueira, quem terá feito a encomenda da fotografia atenta a inscrição no envelope do cliché.

A Fábrica de Sedas do Porto de Francisco José Nogueira foi inaugurada em 1855 no nº 265, da Rua da Alegria no Porto. Nos finais do século XIX, Francisco José Nogueira fazia parte do leque dos notáveis industriais do sector das sedas. A sua fábrica, além de constituir uma unidade muito particular no sector, dispunha já de uma máquina a vapor cilíndrica, demonstrando um investimento tecnológico na época.

Em 1883, Francisco José Nogueira entrega a direção da empresa a António Francisco Nogueira, seu filho, passando a designar-se Fábrica de Tecidos de Seda F.J. Nogueiras, Filhos & Cª. Este realizaria vários investimentos na empresa, aumentando-a e diversificando os sectores. A empresa passou por vários ciclos, tendo encerrado nos inícios dos anos 70.

Hoje, o espaço da antiga fábrica de Tecidos de Seda António Francisco Nogueira foi adaptado ao Centro Comercial que se estende desde a Rua da Alegria até à Rua Fernandes Tomás: o Porto Gran Plaza - Shopping Center.

Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 03, Prateleira 07
Original numbering
António Francisco Nogueira
Language of the material
Português
Record not reviewed.