Digital representation
Digital representation thumbnail

Castelo de Paiva [aldeia]: Rabões vistos do cais de Bitetos

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0020/000024
Title type
Formal
Parallel title
Rabão de rabo baixo (em cima) e rabãozinho de pesca (Bitetos)
Date range
1958-08 Date is certain to 1958-09 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Rabão de rabo baixo é um barco da família dos rabelos, usado para carga vária incluíndo areia. O seu local de construção é o rio Douro a montante de Entre-os-Rios. As suas dimensões são de 13,00 x 3,00 x 0,80m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, pela popa baixa que leva à existência de uma tábua de apèjar de onde é manobrada a espadela que tem uma emenda muito arqueada. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 4 a 6 pessoas.



Rabão de pesca, barquito de pesca ou rabãozinho é um barco da família dos rabelos, sendo o modelo mais pequeno dos rabões. Destina-se à pesca ou ao transporte de pessoas e carga. O seu local de construção é o rio Douro a montante de Entre-os-Rios. As suas dimensões são de 9,00 x 2,00 x 1,00m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, e por não ter apegadas nem tábua de apèjar, podendo também não ter espadela. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 2 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 1 a 3 pessoas; havendo espadela e um só tripulante este rema com uma das mãos e usa a espadela com a outra.



Bitetos de Baixo é uma localidade banhada pelo rio Douro. Pertence à freguesia de Várzea do Douro, no concelho de Marco de Canaveses.
Scope and content
No plano médio, um rabão de rabo baixo, e em primeiro plano, uma rabão de pesca vistos do cais de Bitetos.
Access restrictions
Documento acessível.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.

Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
FILGUEIRAS, Octávio Lixa – "Uma Presumível Herança Germânica na Construção Naval Tradicional Portuguesa", Memórias da Academia de Marinha, Lisboa, 1985
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "C.P. rabões vistos do cais de Bitetos". Optou-se por uniformizar o título.

Nota ao Título atribuído: Legenda da imagem 9 in "FILGUEIRAS, Octávio Lixa – "Uma Presumível Herança Germânica na Construção Naval Tradicional Portuguesa", Memórias da Academia de Marinha, Lisboa, 1985".

Nota à História e Âmbito e Conteúdo: Informação prestada pelo Eng.º Miguel Filgueiras, filho do produtor.