Digital representation
Digital representation thumbnail

Castelo de Paiva [aldeia]: Virar um rabão carvoeiro, [vista] do conjunto

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0020/000016
Title type
Formal
Date range
1958-08 Date is certain to 1958-09 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Rabão carvoeiro ou rabão negro é um barco da família dos rabelos que aparece no século XX para o transporte de carvão das minas do Pejão para o Porto. O seu local de construção é entre a aldeia de Castelo de Paiva e Concas/Carvoeiro, navegando entre o Carvoeiro e o Porto. As suas dimensões são de 23,10 x 5,50 x 2,00m. É uma versão ampliada do rabão branco. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 4 remos, varas; os remadores remam de pé virados para a frente. Tem uma tripulação de 2 a 3 pessoas.

Octávio Lixa Filgueiras era casado com Olívia Maria Neves de Oliveira Filgueiras, tendo seis filhos: Maria Leonor, Maria Madalena, Octávio Manuel, Miguel Caetano, Carlos Manuel, e Jorge Caetano de Oliveira Filgueiras.
Scope and content
Rabão carvoeiro a ser virado depois de reparado na praia da aldeia de Castelo de Paiva. No plano médio, Maria Madalena, Octávio Manuel e Miguel Caetano, filhos de Octávio Lixa Filgueiras.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "C.P. virar um rabão carvoeiro (conjunto)" Optou-se por uniformizar o título.

Nota à História e Âmbito e Conteúdo: Informação prestada pelo Eng.º Miguel Filgueiras, filho do produtor.